Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Crenças de indivíduos com hipertensão arterial sistêmica relacionadas ao tratamento medicamentoso / Beliefs of individuals with systemic arterial hypertension related to drug treatment

Almeida, Taciana da Costa Farias; Sousa, Mailson Marques de; Pessoa, Marina Saraiva de Araújo; Sousa, Larissa dos Santos; Gouveia, Bernadete de Lourdes André; Oliveira, Simone Helena dos Santos.
Rev Rene (Online) ; 20: e41585, 2019.
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-1040986
Objetivo analisar as crenças comportamentais, normativas e de controle relacionadas ao tratamento medicamentoso para hipertensão arterial. Métodos estudo transversal, fundamentado na Teoria do Comportamento Planejado, realizado com 28 pessoas em uso contínuo de anti-hipertensivos, em acompanhamento ambulatorial. Utilizou-se de formulário com seis perguntas abertas, aplicado por entrevistas estruturadas e individuais, gravadas em áudio e submetidas à análise de conteúdo. Resultados entre as crenças comportamentais, o controle da pressão arterial destacou-se como principal vantagem, e os sintomas desagradáveis sobressaíram como desvantagem. Com relação às crenças normativas, os referentes sociais positivos mais citados foram os filhos. Quanto às crenças de controle, adquirir gratuitamente e esquecer do horário de tomá-los foram apontados como principais facilidade e dificuldade, respectivamente. Conclusão a análise das crenças permitiu a elucidação daquelas que podem influenciar positiva ou negativamente o comportamento "tomar os comprimidos prescritos para o controle da hipertensão", alvo de diferentes intervenções em serviços de saúde.
Biblioteca responsable: BR6.1