Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estrutura de famílias de crianças com câncer em cuidados paliativos: estudo à luz do modelo Calgary / Family structure of children with cancer in palliative care: study in the light of Calgary Model

Oliveira, Thaís Costa de.
João Pessoa, PB; s.n; s.n; 2018. 85f p. ilus.
Tesis en Portugués | BDENF | ID: biblio-1050649

Introdução:

Cuidados paliativos no âmbito da oncologia pediátrica visam melhorar a qualidade de vida da criança comcâncer, mediante a promoção de assistência humanizada e integral durante o processo da doença e na fase de terminalidade, bem como propiciam suporte para família. Esta dissertação é constituída por dois artigos, o primeiro, de revisão, intitula-se Cuidados paliativos e a criança com câncer estudo bibliométrico.

Objetivo:

analisar a produção científica publicada em periódicos online sobre os cuidados paliativos e a criança com câncer.

Metodologia:

trata-se de um estudo bibliométrico, realizado com uma amostra de 58 artigos, publicados entre 2006 e 2016 e selecionados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF.

Resultados:

o maior quantitativo de publicações acerca da temática se deu nos anos 2013 -2016. Dos 38 periódicos selecionados para o estudo, o que mais publicou sobre a temática foi a revista PediatricBloodCancer(3,0%). OBrasil (50,0%)foi o país que apresentou o maior número de artigos publicados. Predominaram as publicações produzidas por pesquisadores da área de Enfermagem(57,0%)e autores com o título de doutor(36,0%).

Conclusão:

o estudo demonstrou que há um número reduzido de publicações disseminadas em periódicos nacionais e internacionais acerca dos cuidados paliativos relacionados a criança com câncer.O segundoartigo tem como títuloEstrutura familiar de criança com câncer em cuidados paliativos estudo à luz do Modelo Calgary.

Objetivo:

analisar a estrutura da família de crianças em cuidados paliativos à luz do Modelo Calgaryde Avaliação da Família.

Metodologia:

trata-se de umapesquisa de campo com natureza qualitativa e participaram do estudo cinco famílias de crianças com câncer em cuidados paliativos, representadas por suas genitoras. A pesquisa foi realizada em uma casa de apoio para crianças e adolescentes com câncer, localizada na cidade de João Pessoa ­PB, Brasil. Para viabilizar a coleta de dados foram utilizados a técnica de entrevista e os instrumentos genograma e o ecomapa para delinear as estruturas internas, externas e de contexto familiar. Essa ocorreu no período de abril a junho de 2017. O material empírico foi analisado à luz do Modelo Calgary de Avaliação Familiar.

Resultados:

os resultados a partir dos três aspectos da estrutura familiar estrutura interna, estrutura externa eo contexto, permitiram identificar que,das composições das famílias inseridas no estudo, três são do tipo nuclear extensas e duas monoparentais.No que diz respeito à rede de suporte social, a maioria referiu apoio de familiares, amigos e da igreja. As famílias do estudo relataram ter uma boa relação com os vizinhos. Todas as mães de crianças com câncer destacaram a importância da religião e espiritualidade para o enfrentamento diante do processo de adoecimento dos seus filhos.

Conclusão:

os instrumentos genograma e ecomapa apontaram ser de grande relevância para compreender melhor a estrutura familiar de crianças com câncer sob cuidados paliativos, como também são de suma relevância para o planejamento da assistência de enfermagem a criança com câncer e sua família. (AU)
Biblioteca responsable: BR8.1
Ubicación: BR8.1