Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979-1991) / Centro Académico de Enfermería de la Universidad Federal de Rio de Janeiro (1979-1991) / Federal University of Rio de Janeiro Academic Nursing Center (1979-1991)

Gonçalves, Thauanne de Souza; Peres, Maria Angélica de Almeida; Silva, Tayná Leonardo da; Lacerda, Alessandra Cabral de; Carvalho, Ana Cristina Silva de.
Hist. enferm., Rev. eletronica ; 10(2): 35-43, 20190000.
Artículo en Portugués | BDENF, LILACS | ID: biblio-1121484

Objetivos:

historicizar as atividades do caenf e as circunstâncias de como se deu sua renomeação em 1991.

Métodos:

estudo histórico social de abordagem qualitativa em que foram utilizadas fontes históricas, escritas e orais, estas coletadas por entrevistas mediante a técnica da história oral temática. os resultados foram interpretados e discutidos baseados nos conceitos de memória de michael pollak e identidade social e profissional de claude dubar.

Resultados:

as atividades do caenf acompanhavam as nuances do movimento estudantil na universidade, sendo mais marcantes as reuniões estudantis, nas quais se discutia, dentre outras questões, o contexto político-social do país. nessas, surgiu o interesse pela renomeação.

Conclusões:

o caenf atuou na construção do senso de pertencimento à classe estudantil. sua renomeação se deu em contexto de exaltação perante o falecimento inesperado de uma estudante admirada, que foi transformada em ícone.
Biblioteca responsable: BR905.1