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Jogabilidade, aprendizados e emoções no jogo Violetas: cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher / Gameplay, learning and emotions in the board game Violets: cinema & action in combating violence against women

Pires, Maria Raquel Gomes Maia; Almeida, Alexandre Nascimento de; Gottems, Leila Bernarda Donato; Departamento de Enfermagem em Saúde ColetivaOliveira, Rebeca Nunes Guedes de; Departamento de Enfermagem em Saúde ColetivaFonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 26(8): 3277-3288, ago. 2021. tab, graf
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-1285962
Resumo O jogo de tabuleiro Violetas cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher, forjado a partir da priorização das características libertárias do lúdico, ambienta lutas para a conquista da cidadania. O objetivo do artigo foi analisar a jogabilidade do Violetas quanto ao entendimento das regras, ao envolvimento das(os) jogadoras(es), à mecânica e ao design do jogo; e avaliar comparativamente as dimensões da jogabilidade, das emoções e da aprendizagem como expressões da ludicidade. Pesquisa de métodos mistos, em etapas a) aperfeiçoamento da jogabilidade oficina com 12 especialistas; testes de usabilidade (33 participantes); análise de conteúdo; b) avaliação da ludicidade questionários a 78 participantes, teste não paramétrico U de Mann-Whitney para comparação dos grupos de variáveis. Os aspectos da jogabilidade obtiveram graus de concordância elevados entre as/os participantes. As variáveis da jogabilidade assumiram valor igual em relação ao grupo da aprendizagem, ambos significativamente diferentes de um grupo 2, das emoções sentidas na partida. No Violetas, o entrelaçamento da jogabilidade com os componentes formativos da aprendizagem viabilizam a criação de um campo simbólico, desafiador e afetivo em que a imaginação, a interação, a tensão e o interesse das(os) jogadoras(es) se manifestam durante as partidas.
Biblioteca responsable: BR1.1