Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Depressão em idosos não institucionalizados no distrito de Bragança / Depression in non-institutionalized elderly people in Bragança district

Folgado, Ana Isabel Cordeiro.
Bragança; s.n; 20210000. il., tab..
Tesis en Portugués | BDENF | ID: biblio-1353318
Associado ao envelhecimento da população está também o aumento de patologias crónicas e do foro psicológico e mental. Entre elas inclui-se a depressão como sendo uma das patologias mentais mais frequentes e, como tal, um importante problema da saúde individual, familiar e comunitária. Duque (2020) afirma que a depressão no idoso, devido à sua prevalência e repercussões na qualidade de vida, é considerada uma das principais síndromes geriátricas. Afirma ainda que esta condição é potencialmente mais grave no idoso, estando associada a risco de suicídio superior comparativamente às pessoas de grupos etários mais baixos.

Objetivos:

Identificar a prevalência de depressão/provável depressão nos idosos não institucionalizados do distrito de Bragança. Relacionar a prevalência de depressão/provável depressão nos idosos não institucionalizados do distrito de Bragança com as variáveis sociodemográficas; avaliação sensorial, hábitos de vida, estado de saúde.

Métodos:

Assente na metodologia quantitativa, desenhou-se um estudo observacional, descritivo, analítico de coorte transversal, com uma amostra por conveniência, constituída por 770 idosos não institucionalizados, residentes no distrito de Bragança. Na recolha de dados, foi aplicado (entre outros) a Geriatric Depression Scale (GDS-15) para avaliação dos sintomas depressivos.

Resultados:

Observou-se uma prevalência de provável depressão/depressão de 18,6%. Verificou-se que os idosos com idade superior a 80 anos, polimedicados, com pior autoperceção de saúde, desnutridos ou em risco nutricional, com maior dependência funcional ou com internamentos no último ano tem maior risco de vir a padecer de depressão. Por outro lado, o facto de ser casado, possuir maior nível de escolaridade, foram, neste estudo, considerados fatores de proteção para a depressão.

Conclusão:

A identificação de fatores de risco e fatores protetores ao desenvolvimento da depressão é essencial para ajudar os profissionais, a fim de poder diagnosticar e intervir preventivamente junto desta camada da população.
Biblioteca responsable: PT48.1
Ubicación: PT48.1