Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Promoção do contacto pele a pele, entre mãe e recém-nascido, na 1ª hora de vida / Promotion of skin-to-skin contact, between mother and newborn, during the first hour of life

Pereira, Ana Luísa Fernandes.
Bragança; s.n; 20210000. tab., il..
Tesis en Portugués | BDENF | ID: biblio-1362366
O estágio de natureza profissional foi concretizado em contexto de bloco de partos da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, de forma a satisfazer as necessidades pessoais e as orientações estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros e Conselho das Comunidades Europeias. Considerou-se uma intervenção em contexto real com o intuito de promover a transição identitária profissional e pessoal, nos domínios da prestação de cuidados, da formação, da gestão e da investigação.

OBJETIVOS:

Desenvolver competências na prestação de cuidados especializados em saúde materna e obstétrica e analisar a produção científica, disponível em bases de dados das ciências da saúde, publicada na última década, sobre os benefícios do contacto pele a pele, para a mãe e recém-nascido, na 1ª hora de vida.

METODOLOGIA:

A prestação dos cuidados de enfermagem especializados à mulher, inserida na família e comunidade, durante os quatro estadios do trabalho de parto foram baseados nos pressupostos teóricos de Meleis e Watson, efetuando o parto em ambiente seguro e otimizando-se a saúde da parturiente e do recém-nascido na sua adaptação à vida extrauterina, promovendo o contacto pele a pele, na 1ª hora de vida. Como estratégia para a identificação e mobilização da evidência científica, foi desenvolvida uma Scoping Review, de acordo com The Joanna Briggs Institute, orientada pela seguinte questão "Quais os benefícios do contacto pele a pele, para a mãe e recém-nascido, na 1ª hora de vida?". Recorreu-se ao modelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) para realizar o mapeamento da melhor evidência científica.

RESULTADOS:

Os resultados evidenciaram a influência positiva do contacto pele a pele para a díade mãe/recém-nascido, na primeira hora de vida. Dos benefícios identificados destacam-se cinco categorias, nomeadamente, a estabilidade fisiológica e o desenvolvimento psicoemocional do recém-nascido, a eficácia na amamentação, a autoconfiança materna e a sua estabilidade física. Estas categorias condicionam a transição, quer para o recém-nascido ao meio extrauterino, quer para a mãe em relação à parentalidade.

CONCLUSÕES:

Os objetivos delineados, relativos à prestação de cuidados especializados em saúde materna e obstétrica, foram atingidos, contribuindo para a aquisição e desenvolvimento de competências, colmatando concomitantemente as necessidades do cumprimento da diretiva europeia. A compreensão acerca dos benefícios do contacto pele a pele permitiram aos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica apoiarem e promoverem esta prática de cuidados com ganhos de saúde, tanto para a mãe, como para o recém-nascido.
Biblioteca responsable: PT48.1
Ubicación: PT48.1