Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência da episiotomia numa unidade hospitalar da região norte do país / Prevalence of episiotomy in a hospital unit in the northern region of the country

Macedo, Luísa Margarida Nunes.
Bragança; s.n; 20210000. tab., il..
Tesis en Portugués | BDENF | ID: biblio-1363881
O enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica assume no exercício da sua atividade profissional a competência nos domínios da responsabilidade profissional, ética e legal, melhoria contínua da qualidade, gestão dos cuidados e desenvolvimento das aprendizagens profissionais, bem como a aquisição das competências especificas na área da ESMO. O ENP permitiu desenvolvê-las e aprofundar conhecimentos sobre a questão da episiotomia. Este relatório insere-se no âmbito do Estágio de Natureza Profissional realizado no 2º ano do mestrado em saúde materna e obstétrica do consórcio do IPB.

Objetivo:

Realização de uma apreciação crítico/reflexiva do estágio em questão tendo por base os objetivos gerais do mesmo com vista à discussão pública. Ainda, os objetivos específicos da realização deste relatório visam reflexão da aquisição de competências específicas do EESMO; contextualização da aquisição e reflexão de práticas EESMO de acordo com aquilo que é a prestação de cuidados baseados em evidência e demonstração de competências no domínio da investigação em enfermagem, dando resposta ao problema de investigação colocado.

Metodologia:

Análise critico/reflexiva das atividades desenvolvidas ao longo do ENP de acordo com as competências comuns e competências específicas do EESMO. O estudo de investigação elaborado foi um estudo analítico, retrospetivo e longitudinal. A amostra foi constituída por 424 com parto eutócico realizados entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Para a recolha de informação, nos processos das utentes, foi usada uma checklist. Solicitada autorização ao Conselho de Administração e Parecer à Comissão de Ética que obteve parecer favorável. Procedeu-se à análise descritiva e inferencial dos dados com suporte informáticos do software IBM SPSS Statistics 24.0.

Resultados:

Os resultados obtidos consolidaram a aquisição de competências específicas do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica no âmbito do cuidado à mulher em trabalho de parto e parto, relativamente à produção científica a prevalência de episiotomia na amostra em estudo, foi de 207 (48.8%). Verificou-se associação estatisticamente significativa entre a Episiotomia e idade da mulher (OR = 1.96; p < 0.05); a paridade (OR =7.18; p < 0.001); e a analgesia epidural (OR = 2.85; p < 0.001).

Conclusão:

O estágio e a reflexão acerca dele refletido através da produção deste relatório de estágio, permitiram a aquisição e consolidação das competências específicas para a prática da enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica e a produção da investigação. O desenvolvimento do estudo de investigação permitiu constatar que a episiotomia parece não ser realizada de forma rotineira nesta unidade hospitalar em estudo. O papel do enfermeiro deve ser cada vez mais valorizado como primeiro elemento de intervenção para a prevenção, particularmente no âmbito das consequências associadas a episiotomia, na aplicabilidade dos protocolos e nas orientações dos organismos internacionais.
Biblioteca responsable: PT48.1
Ubicación: PT48.1