Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

AUDCRED: ferramenta de apoio para auditoria de contas em saúde / AUDCRED: support tool for auditing health accounts

Werle, Tatiana Souza da Silva.
Rio de Janeiro; s.n; 2022. 206 p. tab, ilus, graf.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-1366286
Introdução Uma das ferramentas de qualidade mais eficientes para monitorar um sistema de gestão é a auditoria, pois, quando bem aplicada, diagnostica não conformidades no serviço avaliado, sendo executada por profissionais capacitados que apresentam, além do conhecimento técnico-científico, atributos pessoais como imparcialidade, prudência e diplomacia.

Objetivos:

O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma ferramenta móvel que possa servir de apoio para o processo de auditoria de contas médicas e os objetivos específicos foram identificar os requisitos necessários para o desenvolvimento da ferramenta de auditoria; apresentar um protótipo e desenvolver uma ferramenta garantindo os requisitos de segurança necessários à manutenção da informação pessoal, possibilitando sua implementação, distribuição e modificação e avaliar o impacto da ferramenta para a auditoria em saúde no âmbito da Marinha do Brasil.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, aplicado à produção tecnológica e destinado a desenvolver uma ferramenta informatizada móvel para apoio ao serviço de auditoria de contas médicas. Para desenvolvimento da ferramenta foi utilizada a metodologia de Pressman, seguindo as seguintes etapas coleta e refinamento dos requisitos, elaboração de projeto rápido, construção do protótipo, avaliação pelo cliente e posterior refinamento quando há necessidade de ajustes finais do projeto, com o intuito de satisfazer da melhor forma as necessidades dos clientes.

Resultados:

Foram distribuídos 75 formulários para os auditores da Marinha e, tendo sido respondidos 65 (84,3%), observou-se que 40,9% dos entrevistados eram enfermeiros e 29% não tinham experiência em auditoria. As falas dos entrevistados foram analisadas, emergindo cinco categorias relacionadas a melhorias e uma a crítica, sendo estas respectivamente ampliar o módulo para controle e previsão de custos; regular os serviços que serão prestados pela contratada; orientar profissionais a executarem a auditoria em saúde; ampliar módulo para que possam ser apresentados indicadores e relatório; disponibilizar mais informações sobre os credenciados e não entender o propósito da ferramenta.

Conclusão:

Acredita-se que a ferramenta irá contribuir para que os auditores recém-ingressos na Marinha possam executar o processo de auditoria de acordo com a técnica, gerando uniformidade, dando celeridade e, principalmente, evitando perdas para a organização. Dessa forma, favorecendo ao profissional mais habilidade e destreza em todo processo
Biblioteca responsable: BR1208.1
Ubicación: BR1208.1