Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A motivação na prática do enfermeiro gestor: Um contributo para o comprometimento organizacional / Motivation in the practice of nurse managers: A contribution to organizational commitment

Junior, Severino Sabino da Silva.
Coimbra; s.n; mar. 2022.
Tesis en Portugués | BDENF | ID: biblio-1366964
Problemática A motivação permite ao enfermeiro gestor desenvolver competências num ambiente tão complexo como os sistemas de saúde, marcado pela escassez de recursos materiais e humanos. A relação positiva entre a motivação e o comprometimento organizacional favorece a maximização do desempenho, da produtividade, e da qualidade dos cuidados, assim como a minimização das taxas de absentísmo, do turnover e dos custos em saúde.

Objetivos:

Analisar os níveis de motivação dos enfermeiros gestores e relacionar o seu impacto sobre as variáveis sociodemográficas, académicas, profissionais, e do comprometimento organizacional. Assim como os fatores facilitadores e dificultadores da motivação para o trabalho. Material e

Método:

Pesquisa qualitativa, descritiva, transversal, com 16 enfermeiros gestores do serviço público de saúde da região centro de Portugal, utilizou-se um questionário on-line contendo a Multidemiensional Work Motivation Scale e a Escala do Comprometimento Organizacional.

Conclusões:

observaram-se altos níveis de regulação introjetada no gênero masculino, e grande parte de profissionais com competências organizacionais. A concentração de pós-graduação/especialização demonstrou a busca por capacitação, a habilitação profissional revelou o predomínio de peritos na gestão em enfermagem. O tempo na gestão em enfermagem e gestão do serviço reduz a motivação intrínseca com o passar dos anos. A medida que os participantes apresentam aumento da motivação extrínseca material, menor será a percepção de culpa ou dívida que os obriga a permanecer no serviço. A dimensão identificada foi a mais pontuada colaborando para o comprometimento afetivo ter maior expressão nesta pesquisa.
Biblioteca responsable: PT45
Ubicación: PT45