Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Desenvolvimento de competências de comunicação clínica dos estudantes de enfermagem em portugal / Development of clinical communication skills of nursing students in Portugal

Correia, Nuno Miguel Pais de Figueiredo.
Coimbra; s.n; jan. 2022. 118 p. tab, ilus.
Tesis en Portugués | BDENF | ID: biblio-1367302
Enquadramento É fundamental a importância de um enfermeiro comunicar com efetividade, seja para os clientes que cuidam, para as instituições com que colaboram ou para a classe que representam. O curso de licenciatura em enfermagem (CLE) em Portugal enfrenta desafios externos e internos que podem comprometer o processo de desenvolvimento de competências de comunicação clínica (CCC), fundamentais para a construção da identidade individual e profissional. Na ausência de evidência sobre este processo, desenvolve-se este estudo.

Objetivo:

Conhecer o processo utilizado nas escolas superiores de enfermagem portuguesas no desenvolvimento de CCC nos estudantes de licenciatura em enfermagem. Pretende-se identificar obstáculos pedagógicos, conteúdos lecionados e as metodologias de ensino e avaliação destas competências.

Metodologia:

A Maio de 2019 contactam-se via email todas as instituições de ensino superior em Portugal que lecionam o CLE, remetendo um questionário estruturado e previamente testado com peritos na área das CCC. A recolha de dados foi articulada com os docentes que lecionam a temática das CCC e com os alunos do CLE. O estudo é exploratório e descritivo, do tipo quantitativo. Através do SPSS v.25.0 analisaram-se medidas de estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

Todas as 40 escolas de enfermagem (públicas e privadas) de Portugal foram contactadas, tendo obtido feedback de 31. Os resultados demonstram que (1) é dada elevada importância ao desenvolvimento de CCC pelos inquiridos, (2) existem barreiras identificadas no desenvolvimento destas competências, (3) o processo de desenvolvimento de CCC é muito heterogéneo entre instituições de ensino.

Conclusões:

O processo de desenvolvimento de CCC é dotado de grande variabilidade entre instituições de ensino, seja quanto ao momento em que são lecionadas, conteúdos ministrados (quantidade, qualidade e diversidade), mas também metodologias pedagógicas e de avaliação adotadas. Apesar de mais estudos serem necessários, os dados obtidos deste estudo reforçam a necessidade de melhoria do currículo de CCC, de forma helicoidal, ao longo do CLE em Portugal.
Biblioteca responsable: PT45
Ubicación: PT45