Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Desenvolvimento e análise experimental de técnicas de descelularização em artéria de coelho como enxerto biológico: estudo piloto / Development and experimental analysis of decelullarization techniques in rabbit artery as a biological graft: pilot study

Izar, Fernanda Prehs; Gewehr, Douglas Mesadri; Abreu, Cris Rangel de; Andrade, Larissa de; Garcia, Mariana Duarte Rangel; Costa, Rebecca Skalski; Santos Filho, Antonio Lacerda; Marinho Junior, Carlos Hespanha; Okamoto, Cristina Terumy; Kubrusly, Luiz Fernando.
Rev. méd. Paraná ; 79(Supl): 5-7, 2021.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1371161
Doenças cardiovasculares são as causas mais comuns de óbitos no mundo. Técnicas de revascularização são utilizadas em casos avançados, porém frequentemente mostram complicações. Enxertos sintéticos, autólogos e heterólogos tradicionais, muitas vezes, não atendem às necessidades do paciente. O processo de descelularização representa uma via alternativa para enxertos heterólogos, sendo visado na engenharia de tecidos, devido à possibilidade de manter uma matriz orgânica bioativa e versátil, retirando apenas os agentes antigênicos. Este estudo teve o objetivo de desenvolver e validar, experimentalmente, protocolos de descelularização em vasos sanguíneos de animais e, posteriormente, avaliar o seu potencial de biocompatibilidade e recelularização in vivo. Foram extraídos segmentos arteriais da aorta torácica, aorta abdominal e carótidas comuns de coelho que foram submetidos a dois protocolos de descelularização: descelularização por método enzimático com tripsina 0,1% e pelo detergente aniônico Triton X-100 0,25%. Em conclusão, a descelularização permite a remoção de células antigênicas em enxertos vasculares, com capacidade de manter a integridade da estrutura do vaso.
Biblioteca responsable: BR524