Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência de doença arterial periférica em pessoas com diabetes mellitus: revisão sistemática e metanálise / Prevalence of peripheral arterial disease in people with diabetes mellitus: systematic review and methanalysis

Lins, Brenda Sales; Noronha, Juliana Andreia Fernandes; Santos, Sheila Milena Pessoa dos; Ramos, Thaynara Tavares Oliveira; Almeida, Taciana da Costa Farias; Gonçalves, Roberta Lima.
Rev. Enferm. Atual In Derme ; 95(36): 1-15, Out-Dez. 2021.
Artículo en Inglés, Portugués | BDENF | ID: biblio-1373673

Objetivo:

Estimar a prevalência da Doença Arterial Periférica em indivíduos com Diabetes Mellitus por meio de evidências da literatura.

Método:

Revisão sistemática e metanálise, realizadas por dois pesquisadores independentes, em bases de dados nacionais e internacionais. O protocolo da revisão seguiu as recomendações PRISMA e foi registrado na base International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO). Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos, e a qualidade metodológica foi avaliada através do instrumento proposto pelo The Joanna Briggs Institute, que avalia estudos de prevalência.Na metanálise utilizou-se o modelo de efeitos randômicos, assim como análises para investigação de heterogeneidade.

Resultados:

Foram analisados 2594 estudos, que, após aplicados os critérios de elegibilidade, totalizaram 14 artigos, no qual todos realizaram o teste do índice tornozelo-braço para o diagnóstico da Doença Arterial Periférica. A amostra total foi de 9335 pessoas, prevalência de 6.30% de DAP, e a heterogeneidade do estudo foi I² = 97%. Na análise de subgrupos, as mulheres, pessoas com mais de 5 anos de diabetes, hipertensão e obesidade apresentaram maior prevalência de doença arterial periférica.

Conclusão:

Esse estudo demonstra que a prevalênciada Doença Arterial Periférica entre os pacientes diabéticos é relevante, principalmente entre as mulheres. O teste do índice tornozelo-braço é amplamente indicado e útil para avaliação do paciente diabético e diagnóstico precoce da Doença Arterial Periférica e pode contribuir para a prevenção de feridas e amputação, proporcionado melhor qualidade vida.
Biblioteca responsable: BR2503