Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Transporte inter-hospitalar do doente crítico: vivências dos enfermeiros de uma ilha de Cabo Verde / Inter-hospital transport of the critically ill: experiences of nurses from an island in Cape Verde

Silva, Aliene Soares.
Bragança; s.n; 20230000. il., tab..
Tesis en Portugués | BDENF | ID: biblio-1413754
O transporte inter-hospitalar do doente crítico decorre da necessidade de transferência de doentes entre instituições de saúde, por necessidade de cuidados es-pecializados ou meios avançados.

Objetivo:

Conhecer as vivências dos enfermeiros de uma ilha de Cabo Verde no trans-porte inter-hospitalar do doente crítico.

Metodologia:

Estudo qualitativo, no qual se recorreu a uma metodologia qualitativa, de análise de conteúdo às componentes discursivas, de uma entrevista semiestruturada, apli-cada a uma amostra em grupo focal de 8 enfermeiros.

Resultados:

Os enfermeiros associam ao conceito de doente crítico o doente em perigo iminente de vida e com necessidades de cuidados especializados ou meios avançados. E ao conceito de transporte de doentes associaram a transferência de doentes entre unidades de saúde. Como sentimentos experimentados emergiram o medo, angústia, cansaço, pre-ocupação, indignação, impotência, sufoco, tristeza, raiva, aflição, nervosismo, receio, stress, insegurança, responsabilidade, esperança, empatia, , resiliência, amor, força, oti-mismo, zelo, coragem, comprometimento, alegria, motivação, satisfação, confiança e alí-vio. Como dificuldades apontaram a carência/dificuldades ao nível dos meios de trans-porte; Carência de recursos materiais apropriados para assistência durante o transporte; Dificuldades para assegurar o conforto e a privacidade do doente; Problemas ao nível da rede de referenciação/ comunicação inter-hospitalar; Ausência do médico durante o trans-porte; e custos relacionados com a impossibilidade de regresso do enfermeiro após a en-trega do doente. Neste sentido foi questionado o que poderia ser melhorado no transporte, sugeriram a melhoria nas condições do transporte, implementação/atualização de forma-ções em transporte de doentes e suporte básico/avançado de vida e por fim a elabora-ção/implementação de protocolos na ilha. Relativamente à importância do enfermeiro no transporte inter-hospitalar emergiram a elevada importância na estabilização do doente e a satisfação das necessidades multidimensionais do doente.

Conclusão:

As vivências da amostra no presente estudo mostrou-se que o transporte de doentes críticos traz muitas vivências, cujo sentimentos, dificuldades vão de encontro aos relatados na literatura científica.
Biblioteca responsable: PT48.1
Ubicación: PT48.1