Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Leaderskills: instrumento de autoavaliação para o desenvolvimento de soft skills para a liderança autêntica em enfermagem / Leaderskills: self-assessment instrument for the development of soft skills for authentic leadership in nursing

Beltran, Rebeca Iwankiw Lessa.
Curitiba; s.n; 20230213. 142 p. ilus, tab.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-1434394
Resumo

Introdução:

Diante da globalização, de cenários de crise e de situações imprevisíveis, surge a necessidade do desenvolvimento de lideranças capazes de retornar as situações à sua normalidade. Nesse cenário, a liderança autêntica, apresenta uma proposta inovadora, baseada nos conhecimentos, habilidades e atitudes da vida do líder. Parte dessa tríade, as habilidades, são divididas, teoricamente, em hard skiils (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades pessoais e relacionamento). No contexto de trabalho da enfermagem, o enfermeiro ocupa lugar de destaque, perpassando pelas dimensões do gerenciamento e assistência, necessitando aperfeiçoar tais habilidades. Por ser a liderança autêntica, um processo de expressão íntima de quem nós somos, para que tais habilidades possam ser aprimoradas, é preciso desenvolver a autoconsciência por meio de processos de autoavaliação e autodesenvolvimento.

Objetivo:

Elaborar e validar instrumento de autoavaliação de habilidades pessoais para liderança autêntica em enfermagem.

Método:

Estudo metodológico, que visa a construção e validação de instrumento de autoavaliação de habilidades pessoais para a liderança autêntica em enfermagem, cujo nome dado foi "LEADERSKILLS". A validação do conteúdo, se deu mediante a técnica Delphi Online. Foi considerado como Índice de Validade de Conteúdo (IVC) >=0,85 na primeira rodada e IVC >=0,80 na segunda rodada, baseado no quantitativo de especialistas e nas características do construto. Fizeram parte do painel de especialistas profissionais com no mínimo cinco pontos do critério para a seleção de especialistas de Joventino (2010). Participaram da primeira rodada 13 profissionais de enfermagem de todas as regiões do Brasil e da segunda, 5 profissionais. As avaliações transcorreram na primeira rodada, via plataforma Survey Monkey®, e a segunda pelos e-mails de resposta dos participantes, totalizando duas rodadas de consenso.

Resultados:

A primeira etapa de elaboração do construto permitiu gerar um esboço do instrumento que foi submetido a pré-teste aos participantes do grupo de pesquisa. Essa préavaliação, permitiu observar a necessidade de melhoria de aspectos visuais, que passaram por modificações com o designer gráfico. O resultado dessas alterações, gerou a primeira versão do instrumento que foi encaminhado para avaliação dos juízes. Foram avaliadas quatro categorias de dados, tais como conteúdo, linguagem, layout, motivação e cultura. Dentro desses itens, foram elaboradas 17 questões de múltipla escolha e duas dissertativas. Do total de questões avaliadas, apenas duas (questão 11 e questão 17) não obtiveram consenso na primeira rodada. A segunda rodada de consenso culminou na validação do conteúdo do "LEADESKILLS".

Conclusão:

Dessa forma, a pesquisa permitiu atingir os objetivos propostos, corroborando com a literatura, a qual sinaliza a escassez e necessidade de estudo à temática das soft skills. Sendo assim, a construção desse instrumento, será um coadjuvante para o autoconhecimento e autodesenvolvimento, uma vez que fomentará o debate dos profissionais enfermeiros.
Biblioteca responsable: BR501.1