Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevenção da doença renal no paciente hipertenso – situando oenfermeiro no modelo assistencial ambulatorial

Santos, Bruna Tavares Uchoa dos.
Rio de Janeiro; s.n; jul. 2015. 100f p. tab.
Tesis en Portugués | LILACS | ID: biblio-983401

Introdução:

A Doença Renal pode acometer qualquer indivíduo, em qualquer etapa da vida, sua incidência e a prevalência são alarmantes, além ser bastante onerosa para órgãos governamentais. Quando diagnosticada, o paciente muitas vezes já está no estágio avançado.

Objetivos:

Descrever sobre modelos assistenciais ambulatoriais ao paciente hipertenso em relação à prevenção da doença renal; Levantar os modelos assistenciais adotados nos ambulatórios de atendimento ao paciente hipertenso na prevenção ou retardo da doença renal; Identificar como o modelo assistencial se desenvolve na estrutura dos serviços ambulatoriais frente a ação preventiva da doença renal; discutir intervenções a serem contempladas em um modelo assistencial de enfermagem para prevenção da doença renal em pacientes hipertensos.

Metodologia:

Ensaio etnográfico desenvolvido no período de agosto de 2013 a dezembro de 2014, em uma Instituição de saúde pública no Estado do México e em três outras no estado do Rio de Janeiro. Abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, com entrevista semiestruturada e observação sistemática participante, em ambulatório no México, e não participante, em ambulatórios no Rio de Janeiro, Brasil. Participaram profissionais com ensino superior, atuantes em ambulatório com atendimento à pacientes hipertensos. O estudo obedece aos preceitos da Resolução 2CNS nº 466/2012, atendendo as Normas de Pesquisa com Seres Humanos.

Resultados:

No México às ações de enfermagem e a estrutura de recurso humanosno ambulatório se estabelecem como um programa de atenção assistencial exitoso. Asintervenções pautam-se no desenvolvimento de guias de práticas clínicas, obtidas por consenso,aplicáveis na prática diária e com base na melhor evidência disponível;...
Biblioteca responsable: BR442.1
Ubicación: BR442.1; T757, EEAN