Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência e distribuição espacial da infecção pelo Mycobacterium leprae em município de média endemicidade / Prevalence and spatial distribution of Mycobacterium leprae infection in a medium endemicity municipality

Ribeiro, Gabriela de Cássia; Barreto, Josafá Gonçalves; Bueno, Isabela de Caux; Vasconcelos, Bruna Fonseca; Lana, Francisco Carlos Félix.
Rev Rene (Online) ; 20(1): e39497, jan.-dez. 2019.
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-995779

Objetivo:

analisar o perfil sorológico e a distribuição espacial da infecção e do adoecimento pelo Mycobacterium leprae.

Métodos:

estudo transversal, conduzido com casos de hanseníase (n=42), contatos intradomiciliares (n=81) e escolares (n=358). Realizados entrevista, exame dermatoneurológico, sorológico e georreferenciamento dos endereços.

Resultados:

dos casos soropositivos, todos residiam em zona rural, com mais de duas pessoas no domicílio, 50,0% apresentavam alguma alteração de força nos pés. Dos contatos soropositivos, 75,0% eram idosos e casados. Dentre os escolares, 75,0% eram do sexo feminino, 69,4% residiam com mais de quatro pessoas e 80,6% dormiam no quarto com alguém. Foi possível observar áreas hiperendêmicas de casos no munícipio estudado e relação espaço-temporal entre eles (p=0,010). Além disso, concentração de casos e escolares em setores de menor renda familiar per capita.

Conclusão:

a análise sorológica revelou que a condição de convivência se relacionou com a infecção pelo Mycobacterium leprae, e a espacial demonstrou cenário de endemia oculta. (AU)
Biblioteca responsable: BR6.1