Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência e fatores associados à ocorrência e coocorrência dos fatores de risco comportamentais em mulheres brasileiras de idade reprodutiva / Prevalence and factors associated to the occurrence and co-occurrence of behavioral risk factors in Brazilian women of reproductive age

Paula, Thayane Fraga de.
Belo Horizonte; s.n; 2019. 905 p. tab, ilus.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-998463

Introdução:

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) têm acarretado grande número de mortes prematuras, incapacidades e perda da qualidade de vida entre as mulheres, mesmo elas sendo as principais usuárias do sistema de saúde. Ao longo dos anos, os processos de urbanização e globalização contribuíram para o aumento dos fatores de risco comportamentais (FRC), elevando a prevalência das DCNT. Sabe-se que os FRC para DCNT afetam a saúde da mulher, inclusive a sua capacidade reprodutiva, ocasionando desfechos reprodutivos negativos.

Objetivos:

Estimar a prevalência e os fatores sociodemográficos e de acesso à ocorrência e coocorrência dos fatores de risco comportamentais para doenças crônicas não transmissíveis na população de mulheres em idade reprodutiva.

Metodologia:

Estudo transversal que utilizou dados das mulheres brasileiras em idade reprodutiva, que responderam à Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), em 2013. Estimou-se a ocorrência e coocorrência dos seguintes FRC consumo insuficiente de frutas, verduras e legumes (FLV), inatividade física, consumo de álcool e tabagismo. Em seguida, estimou-se prevalências e razões de prevalência da ocorrência e coocorrência dos FRC, de acordo com as características sociodemográficas (faixa etária, escolaridade, região, zona de moradia, cor da pele/raça, estado civil) e de acesso, utilizando a combinação das variáveis plano de saúde e Papanicolau. Estimou-se também a prevalência da autoavaliação de saúde de acordo com FRC. Foram calculados os intervalos de 95% de confiança das estimativas. Utilizou-se Regressão de Poisson para estimar a razão de prevalência. Considerou-se o desenho amostral complexo do inquérito para obter estimativas populacionais.

Resultados:

Dentre as mulheres estudadas, mais de 70% apresentaram consulta recente no serviço de saúde. Entretanto, 89% das mulheres apresentaram consumo insuficiente de FLV; 79,9% eram inativas; 18,8% consumiam álcool; 9,7% eram tabagistas, 10% ex-tabagistas e mais da metade das mulheres apresentavam acúmulo de dois ou mais fatores de risco (65,3%). Mulheres com maior escolaridade, residentes na região Sul, que viviam na zona urbana, bem como com consulta recente no serviço privado apresentaram maior prevalência de consumo de álcool (p<0,05). Mulheres na faixa etária de 40-49 anos, com menor escolaridade e com consulta recente no serviço público apresentaram maior prevalência de inatividade física (p<0,05). Para o tabaco houve menor prevalência entre ambos os grupos de acordo com o acesso (p<0,05). Mesmo na presença de FRC, as mulheres autoavaliaram sua saúde majoritariamente como positiva.

Conclusões:

A maioria das mulheres brasileiras em idade reprodutiva tem acesso a uma consulta de saúde da mulher, contudo foi identificada alta ocorrência e coocorrência de FRC. Também foi identificada alta ocorrência e coocorrência de acordo com as características sociodemográficas, principalmente nas mulheres mais velhas e com baixa escolaridade. Sabe-se que esses FRC podem interferir na saúde pré-concepcional das mulheres que desejam ou não engravidar, reforçando a necessidade de ações de promoção da saúde que devem ser incorporadas às rotinas de assistência à mulher.(AU)
Biblioteca responsable: BR21.1
Ubicación: BR21.1; T-WX157, PAPR