Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação das estratégias comportamentais em diabetes mellitus tipo 2: educação em grupo e intervenção telefônica / Evaluation of the Behavioral Strategies in Diabetes Mellitus Type 2: Education in Group and Telephone Intervention

Pereira, Priscila de Faria.
Belo Horizonte; s.n; 2019. 101 p. tab, ilus, mapa.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-998504

Introdução:

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma condição crônica de saúde de alta incidência e prevalência mundial e que está relacionado a maus comportamentos, como alimentação inadequada e sedentarismo. Frente a este cenário, estratégias como a educação em grupo e a intervenção telefônica com o uso da abordagem do empoderamento tem favorecido a adesão às práticas de autocuidado da pessoa com diabetes para melhora do controle glicêmico.

Objetivo:

Avaliar as estratégias comportamentais de educação em grupo e intervenção telefônica em relação às variáveis empoderamento, autocuidado e controle glicêmico da pessoa com diabetes.

Método:

Este estudo utilizou o banco de dados da pesquisa intitulada "Avaliação do programa de empoderamento em diabetes na Atenção Primária à Saúde", que foi um ensaio clínico com cluster randomizado, ao qual participaram 208 pessoas com diabetes tipo 2 inseridos no programa de empoderamento. Os participantes do estudo foram divididos em grupo experimental, composto por 4 Unidades Básicas de Saúde (UBS) (n=119 pessoas com DM2) e o grupo controle por 4 UBS (n=89 pessoas com DM2). O grupo experimental foi subdividido de forma que duas UBS (n=57 pessoas com DM2) receberam a educação em grupo e duas UBS (n=62 pessoas com DM2) receberam a educação por meio da intervenção telefônica. Para verificar o efeito das estratégias educativas utilizaram-se os instrumentos Escala de Autoeficácia em Diabetes Mellitus (EAD-VC) e o questionário Autocuidado do Diabetes Mellitus (ESM). Para avaliar o nível glicêmico, utilizou-se como indicador clínico o exame de hemoglobina glicada. Além do mais, foi utilizado um questionário sociodemográfico próprio. Os instrumentos foram aplicados e a hemoglobina glicada foi dosada no tempo inicial e no tempo final pelo projeto maior "Avaliação do programa de empoderamento em diabetes na Atenção Primária à Saúde". Os dados foram organizados em uma planilha do Microsoft Windows Excel 2013 e analisados no ambiente de programação estatística R (R Core Team, 2015). A análise descritiva foi feita por meio do cálculo de frequências para as variáveis categóricas e medidas de tendência central (média e mediana) e de dispersão (DP desvio-padrão) para as variáveis quantitativas. Para avaliar o efeito das estratégias, foram utilizados os testes t-Student pareado e Wilcoxon para a comparação das médias e medianas, respectivamente. As comparações entre as estratégias foram feitas por meio dos testes de Kruskal-Wallis e Dunn (para comparações múltiplas). A suposição da normalidade foi realizada pelo teste de Shapiro-Wilk, e para todas as análises, foi considerado um nível de significância de 5%.

Resultados:

Do total de participantes, 124 (59,6%) eram do sexo feminino e 84 (40,4%) do sexo masculino. A média de idade foi de 63,5 anos. Quanto ao estado civil, 131 (63,0 %) deles relataram que tinham companheiro. No que se refere à ocupação, 157 (75,5%) afirmaram não ter vínculo empregatício. Verificou-se melhora nos aspectos relacionados ao empoderamento, práticas de autocuidado e hemoglobina glicada na intervenção telefônica. Entretanto, na educação em grupo observou-se melhora apenas na variável hemoglobina glicada e as demais variáveis analisadas não demonstraram modificação estatisticamente significante.

Conclusão:

As estratégias educação em grupo e intervenção telefônica apresentaram resultados significativos ao tratamento da pessoa com DM2, contudo, neste estudo a intervenção telefônica apresentou melhores resultados quando comparado com a educação em grupo.(AU)
Biblioteca responsable: BR21.1
Ubicación: BR21.1; T-WK810, PEAV