Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Sarcomas de alto grau: estudo retrospectivo de 131 casos / High-grade soft tissue sarcomas: a retrospective analysis of 131 cases

Manoel, Wilmar José; Sarmento, Bruno José de Queiroz; Silveira Júnior, Luiz de Paula; Abreu, Deidimar Cássia Batista de; Abreu Neto, Iron Pires de; Ferreira, Erika Chaul.
Rev. Col. Bras. Cir ; 35(2): 83-87, mar.-abr. 2008. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-482976
OBJETIVO: Relatar as características clínicas dos sarcomas de partes moles de alto grau e apresentar a experiência do Hospital Araújo Jorge no tratamento destes sarcomas. MÉTODO: Análise retrospectiva dos casos de sarcoma de alto grau em adultos admitidos no Hospital Araújo Jorge (HAJ) entre 1996 e 2000. Idade, sexo, características anátomo-patológicas (tamanho e tipo histológico), localização, tratamentos oncológicos realizados (cirurgias de preservação de órgãos e membros, margens, quimioterapia, radioterapia), recorrência local, recorrência distante e sobrevida foram estudados. Análise descritiva, curvas de Kaplan-Meier, log-rank test e teste ÷² foram usados quando pertinentes. RESULTADOS: Foram registrados 235 pacientes com sarcomas de partes moles entre 1996 - 2000, sendo que 131 eram de alto grau. A média de idade foi de 47,2 anos. O tipo histológico não foi determinado em 23,7 por cento dos casos. O tipo mais freqüente foi o leiomiossarcoma (13,7 por cento), seguido do sarcoma sinovial (10,7 por cento) e rabdomiossarcoma (9,2 por cento). O tamanho mediano foi de 10 cm (2-48 cm). A distribuição nos estádios II,III e IV foi de 15 por cento, 55 por cento e 30 por cento, respectivamente. Nos pacientes com estádios II e III, a margem cirúrgica adequada foi obtida em 51,9 por cento dos pacientes. Radioterapia e quimioterapia adjuvantes foram indicadas em 33,7 por cento e 26,1 por cento dos casos, respectivamente. As recorrências locais e distantes ocorreram em 31,5 por cento e 34,8 por cento dos pacientes, respectivamente. A sobrevida global em 5 anos foi 61,8 por cento. CONCLUSÃO: A maioria dos pacientes atendidos no HAJ é portadora de lesões localmente avançadas, volumosas ou com metástase ao diagnóstico. Os pacientes apresentaram evolução adversa, com altas taxas de recorrência local e distante.
Biblioteca responsable: BR1.1