Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação dos efeitos inerentes à administração intramuscular de vacina nas regiões deltóideo e vasto lateral em crianças / Assessment of the effects inherent in the administration of vaccine in areas intramuscular deltoid and vastus lateralis in children

Felipe, Adriana Olimpia Barbosa; Bazzano, Félix Carlos Ocáriz; Andrade, Maria Betânia Tinti de; Souza, Fábio de.
Pediatria (Säo Paulo) ; 33(2): 73-80, 2011. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-610182

Objetivos:

Detectar os efeitos locais à administração de vacina intramuscular nos músculos deltóide e vasto lateral e descrever a associação entre o aparecimento dos efeitos e a técnica deadministração realizada.

Métodos:

O estudo é descritivo, observacional e quantitativo, realizado com 12 funcionários que têm como responsabilidade a vacinação e com 117 crianças com idade de 15 meses e entre 5 e 6 anos que receberam a vacina Tríplice bacteriana nas regiõesdeltóide e do músculo vasto lateral. Realizou-se a estatística inferencial com a aplicação do teste qui-quadrado ou exato de Fisher.

Resultados:

Os efeitos locais, após 72 horas na presença de técnica padronizada, são predominantes na região do deltóide, apesar de não serem estaticamente significantes. Após 72 horas da imunização, houve mais ocorrência desses efeitos com a técnica não padronizada na região do vasto lateral, sendo estatisticamente significante a presença de hematoma, alteração da mobilidade e nódulo. Entretanto, a presença do edema foi estatisticamente significante na região do deltóide.

Conclusão:

Concluiu-se que em ambas as regiões os eventos pós-vacinação estão presentes, porém são maiores quando a técnica difere da padronizada na literatura.
Biblioteca responsable: BR66.1