Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Manifestações bucais e uso de serviços odontológicos por indivíduos com doença renal crônica / Oral manifestations and use of dental care assistance by individuals with chronic kidney disease

Araújo, Lucas Formiga; Branco, Camila Menezes Costa Castelo; Santos, Maria Teresa Botti Rodrigues; Cabral, Glória Maria Pimenta; Diniz, Michele Baffi.
Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent ; 70(1): 30-36, jan.-mar. 2016. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO | ID: lil-797050

Objetivo:

Avaliar as manifestações bucais e o uso de serviços odontológicos de indivíduos com Doença Renal Crônica (DRC) em tratamento hemodialítico.

Materiais e Métodos:

Participaram doestudo 130 indivíduos, de ambos os sexos e com idade superior a 18 anos em atendimento no Serviço de Hemodiálise de referência da cidade de João Pessoa-PB. Foram coletados dados socioeconômicos,saúde geral, higiene bucal, autopercepção dos problemas bucais e acesso ao serviço odontológico. Um único examinador realizou o exame clínico intrabucal.

Resultados:

A maioria dos participantes era do sexo masculino (60,8%), com baixos níveis de escolaridade (56,9%) e renda(61,5%). Houve o predomínio da hipertensão arterial sistêmica (86,2%) na doença de base. Em relação à autopercepção dos problemas bucais, os participantes relataram com maior frequência axerostomia (51,5%), seguida de mau hálito (30,0%). Dentre as manifestações bucais, a gengivite e a presença de cálculo dentário foram as mais prevalentes, com 66,2% e 56,2%, respectivamente.A maioria dos indivíduos buscava atendimento odontológico na rede pública de saúde e afirmava que o cirurgião-dentista não estava preparado para atender e explicar o tratamento que seria realizado.

Conclusão:

As principais alterações bucais identificadas foram xerostomia, mau hálito,cálculo dentário e gengivite, e que a maioria dos indivíduos tinha dificuldade no acesso ao serviço odontológico público de saúde.
Biblioteca responsable: BR97.1