Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Papel do gestor de saúde pública em região de fronteira: scoping review / Papel del gestor de salud pública en regiones de frontera: scoping review / The role of public health managers in a border region: a scoping review

Hortelan, Michele dos Santos; Almeida, Maria de Lourdes de; Fumincelli, Laís; Zilly, Adriana; Nihei, Oscar Kenji; Peres, Aida Maris; Antônio Sobrinho, Reinaldo; Pereira, Pedro Eduardo.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(2): 229-236, Mar.-Abr. 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1001058
Resumo

Objetivo:

Examinar e mapear as evidências científicas sobre o papel do gestor de saúde pública em região de fronteira.

Métodos:

Scoping Review, baseado nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. Este método visa mapear os principais conceitos, clarificar e identificar lacunas do conhecimento, e obter a significância e a adequação da prática dos cuidados de saúde. Com base nestas perspectivas, estabeleceu-se a pergunta norteadora "Quais são as evidências científicas sobre o papel do gestor na gestão em saúde pública nas regiões de fronteira?". Foram realizadas buscas em oito bases de dados nacionais e internacionais, sobre trabalhos publicados até agosto de 2017. Dos 188 estudos encontrados, 13 foram selecionados para leitura na íntegra, resultando em uma amostra final de sete estudos analisados.

Resultados:

As sete publicações analisadas foram publicadas de 2005 a 2017. Os estudos selecionados sobre a temática são de âmbito nacional e internacional e de abordagens quantitativa, qualitativa ou qualiquantitativa. Os objetos dos estudos foram semelhantes, uma vez que a maioria retratava sobre o atendimento ao paciente transfronteiriço e o aumento dos gastos públicos em saúde nestas regiões.

Conclusão:

Os resultados desta revisão mostraram uma escassez de estudos nacionais e internacionais sobre o papel do gestor em saúde na fronteira. A relevância do tema e sua complexidade evidenciam a necessidade de pesquisas sobre o gestor nestas regiões.
Biblioteca responsável: BR1.2