Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação antropométrica e dietética de pessoas com ileostomias / Anthropometric and dietetic evaluation of people with ileostomies

Moraes, Juliano Teixeira; Melo, Ana Flávia Faria; Araújo, Camila; Faria, Rafaela das Graças Santiago; Ferreira, Nize Renê; Belo, Vinícius Silva.
Arq. gastroenterol ; 56(1): 34-40, Jan.-Mar. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1001320
RESUMO

CONTEXTO:

Além do manejo adequado das eliminações da estomia, a manutenção da nutrição para a pessoa com ileostomia é um grande desafio.

OBJETIVO:

Este trabalho teve como objetivo avaliar o estado nutricional de pessoas com ileostomia.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo transversal, realizado numa população de 17 pessoas com ileostomia cadastrados no Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada de nível II referência para uma região de saúde em Minas Gerais. Foi realizada a avaliação antropométrica que consistiu na coleta do peso, altura e cálculo do índice de massa corporal. Também foi avaliado um recordatório alimentar de 24 horas e o método de avaliação nutricional Avaliação Subjetiva Global. Os dados foram analisados pelo software Dietbox, onde foi estimado os nutrientes ingeridos, e pelo Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0.

RESULTADOS:

Houve predomínio de uma população composta por pessoas com idade superior a 50 anos, do sexo feminino, de estado civil casado e solteiro, com renda familiar entre dois e três salários mínimos, ensino fundamental incompleto e que não exerciam atividade remunerada. O câncer foi dado como principal diagnóstico que originou a estomia e possuíam um tempo de cirurgia menor que dois anos. Quanto ao estado nutricional, a maior parte dos entrevistados apresentaram índice de massa corporal adequada, porém mais da metade referiu perda de peso importante após a confecção da ileostomia. O diagnóstico nutricional predominante, fornecido pela Avaliação Subjetiva Geral foi de "suspeita de desnutrição/desnutrido moderado". Já o aporte de energia, carboidratos, lipídeos, sódio, potássio, magnésio e vitamina B12 foi avaliado como insuficiente na quase totalidade dos participantes.

CONCLUSÃO:

Portanto, sugere-se a avaliação periódica do estado nutricional dessa população. Assim, espera-se que o diagnóstico e planejamento dietético preventivo, terapêutico e de manutenção possam contribuir para a condição nutricional da pessoa com ileostomia.
Biblioteca responsável: BR1.1