Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Body balance at static posturography in vestibular migraine / Equilíbrio corporal à posturografia estática na migrânea vestibular

Gorski, Leslie Palma; Silva, Adriana Marques da; Cusin, Flávia Salvaterra; Cesaroni, Suelen; Ganança, Mauricio Malavasi; Caovilla, Heloisa Helena.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 85(2): 183-192, Mar.-Apr. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1001549
Resumo

Introdução:

Migrânea é uma das cefaleias mais frequentes, incapacitante e com elevado grau de comprometimento na qualidade de vida. É comum sua associação a sintomas vestibulares, inclusive desequilíbrio e instabilidade postural.

Objetivo:

Avaliar o equilíbrio corporal de pacientes com migrânea vestibular por meio de uma posturografia estática.

Método:

Foram submetidos às oito condições sensoriais da posturografia do Tetrax Interactive Balance System um grupo experimental de 31 pacientes com diagnóstico médico de migrânea vestibular no período intercrítico da afecção e um grupo controle de 31 indivíduos hígidos pareado quanto à idade e sexo. Os parâmetros analisados foram índice de estabilidade, que mede a quantidade de oscilação, estabilidade global e habilidade para compensar modificações posturais; índice de distribuição de peso, que compara os desvios na distribuição do peso; índice de sincronização, que mede a simetria na distribuição de peso; frequência de oscilação postural, que aponta a faixa de frequência com mais oscilação; e índice de risco de queda, que expressa à probabilidade de ocorrerem quedas.

Resultados:

O índice de estabilidade foi maior no grupo experimental em todas as oito condições sensoriais, com diferença significante entre os grupos em seis delas; o índice de distribuição de peso foi maior no grupo experimental em todas as condições, com diferença significante em três delas; o número de casos com oscilação preferencial em F2-F4 foi significantemente maior no grupo experimental em três condições, e, em F5-F6, em duas; o índice de risco de queda foi significantemente maior no grupo experimental do que no grupo controle.

Conclusão:

Pacientes com migrânea vestibular apresentam comprometimento do equilíbrio corporal à posturografia estática.
Biblioteca responsável: BR1.1