Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dimensioning of nursing professionals: implications for the work process in the family health strategy / Dimensionamiento de profesionales de enfermería: implicaciones para el proceso de trabajo en la estrategia salud de la familia / Dimensionamento de profissionais de enfermagem: implicações para o processo de trabalho na estratégia saúde da família

Santos, Lucas Cardoso dos; Andrade, Juliane; Spiri, Wilza Carla.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 23(3): e20180348, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1001973
RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência da construção do dimensionamento de enfermagem e suas implicações para o processo de trabalho em uma Unidade de Saúde da Família (USF).

Método:

Relato descritivo, que utilizou as recomendações da Resolução nº 543/2017 do Conselho Federal de Enfermagem para dimensionar o número de profissionais de enfermagem de uma USF com duas equipes no interior paulista.

Resultados:

O dimensionamento evidenciou a falta do enfermeiro e do auxiliar de enfermagem e trouxe implicações para o processo de trabalho, como sistematização de informações sobre ausências da equipe de enfermagem, adequação e monitoramento do sistema de informação e reorganização da área de abrangência do serviço. Conclusão e implicações para a prática É importante que o enfermeiro utilize instrumentos gerenciais, tais como o dimensionamento, visando buscar mudanças no trabalho da enfermagem e equipe e na melhoria da assistência ofertada. O dimensionamento de pessoal mostrou-se satisfatório para as adequações no processo de trabalho.
Biblioteca responsável: BR442.1