Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Specialized nursing terminology for the care of people with spinal cord injury / Terminología especializada de enfermería para el cuidado a la persona con lesión medular / Terminologia especializada de enfermagem para o cuidado à pessoa com lesão medular

Clares, Jorge Wilker Bezerra; Fernandes, Bruna Karen Cavalcante; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Freitas, Maria Célia de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 53: e03445, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1003103
RESUMO

Objetivo:

Elaborar um banco de termos da linguagem especializada de enfermagem, com base na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), para o cuidado à pessoa com lesão medular.

Método:

Pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, orientada pelas diretrizes de estudos terminológicos. Os termos foram extraídos de documento oficial do Ministério da Saúde, mediante uso de ferramenta computacional, normalizados e mapeados com a CIPE® Versão 2015.

Resultados:

Identificaram-se 446 termos relevantes, sendo 265 iguais, 68 similares, 23 mais abrangentes, 66 mais restritos e 24 sem concordância com os termos daquela classificação. Os termos classificados como iguais e similares foram considerados constantes. Assim, o banco de termos foi constituído por 333 termos constantes e 113 não constantes na classificação. Predominaram termos classificados nos eixos Foco, Ação, Meios e Localização.

Conclusão:

O banco de termos contribuirá para a construção de um subconjunto terminológico CIPE® para o cuidado de pessoas com lesão medular.
Biblioteca responsável: BR41.1