Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social determinants of a Quilombola Community and its interface with Health Promotion / Determinantes sociales de una comunidad quilombola y la interfaz con la promoción de la salud / Determinantes Sociais de uma comunidade quilombola e a interface com a Promoção da Saúde

Durand, Michelle Kuntz; Heideman, Ivonete Teresinha Schülter Buss.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 53: e03451, 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1003104
RESUMO

Objetivo:

Compreender a relação dos determinantes sociais na Promoção da Saúde de mulheres quilombolas.

Método:

Pesquisa participativa, desenvolvida por meio do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que compreende três etapas investigação temática, codificação e descodificação e desvelamento crítico. Essas etapas foram desenvolvidas nos Círculos de Cultura, de abril a junho de 2016. Foram investigados 20 temas geradores, codificados e descodificados em oito, desvelando a temática mulher e a relação com os Determinantes Sociais.

Resultados:

Participaram 10 mulheres de uma comunidade quilombola catarinense. Compreenderam-se a Promoção da Saúde desta população e sua interface com os Determinantes Sociais. A saúde, religiosidade, questões raciais, redes sociais e comunitárias emergiram como potencializadoras do empoderamento e fortalecimento comunitário.

Conclusão:

Percebe-se a acentuada correlação das questões raciais e a fragilidade junto à assistência, à educação e à informação em saúde e, principalmente, o distanciamento de comunidades vulneráveis de uma saúde íntegra e equânime, destacando-se a necessidade eminente de fortalecer estratégias de Promoção da Saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1