Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de comunicação efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos e promoção da segurança do paciente / Estrategias de comunicación efectiva en la gestión de comportamientos destructivos y promoción de la seguridad del paciente / Effective communication strategies for managing disruptive behaviors and promoting patient safety

Moreira, Felice Teles Lira dos Santos; Callou, Regiane Clarice Macêdo; Albuquerque, Grayce Alencar; Oliveira, Roberta Meneses.
Rev. gaúch. enferm ; 40(spe): e20180308, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1004100
Resumo OBJETIVO Descrever e analisar estratégias de comunicação interprofissional efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos no trabalho hospitalar e promoção da segurança do paciente. MÉTODOS Estudo descritivo e qualitativo, desenvolvido com 29 profissionais de saúde de hospital público no Ceará, Brasil. Os dados foram coletados em 2014, mediante entrevista em profundidade, analisados pela técnica de análise de conteúdo, com o software MAXQDA®, e discutidos segundo referenciais da segurança do paciente. RESULTADOS Emergiram 27 unidades de contexto da análise do conteúdo abordando estratégias de comunicação efetiva para gerenciamento de comportamentos destrutivos, destacando-se reuniões em equipe com diálogo aberto, avaliação de desempenho e feedback; e exercício da liderança com ênfase no suporte individual, treinamentos, reconhecimento e respeito mútuos. CONCLUSÕES Estratégias individuais e grupais focalizadas em habilidades de comunicação e estabelecimento de respeito mútuo no trabalho atuam como barreiras a comportamentos destrutivos e, se adequadamente instituídas, têm impacto positivo na segurança do paciente.
Biblioteca responsável: BR1.1