Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização dos incidentes de quedas de pacientes adultos internados em um hospital universitário / Caracterización de los incidentes de caídas de pacientes adultos internados en un hospital universitario / Characterization of the adult patients' falling incidents in a university hospital

Barbosa, Amanda da Silveira; Chaves, Enaura Helena Brandão; Ribeiro, Rubia Guimarães; Quadros, Deise Vacario de; Suzuki, Lyliam Midori; Magalhães, Ana Maria Müller de.
Rev. gaúch. enferm ; 40(spe): e20180303, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1004101
Resumo OBJETIVO Avaliar as notificações e caracterizar os incidentes de quedas dos pacientes adultos internados em unidades clínicas e cirúrgicas de um hospital universitário na região sul do país, no período de 2011 a 2014. MÉTODO Estudo descritivo, transversal e retrospectivo, realizado no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017. A amostra foi de 1112 notificações, abrangendo todos os pacientes internados que foram notificados com ocorrência de quedas no período estudado. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e analítica. RESULTADOS Foram predominantes na amostra os pacientes do sexo feminino e idosos, onde 69,4% dos incidentes não apresentaram dano. A ocorrência de quedas foi significativamente maior no período noturno. Limitação para deambular e estar desacompanhado foram os fatores mais prevalentes nas condições do paciente antes da queda. CONCLUSÃO Queda é um evento multifatorial que necessita avaliação periódica dos fatores de risco pela equipe para planejar sua prevenção.
Biblioteca responsável: BR1.1