Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A permanência da família no centro de terapia intensiva pediátrica oncológica: percepção da enfermagem / The permanence of the family in the center of intensive oncological pediatric therapy: nursing perception

Anjos, Cristineide dos; Espírito Santo, Fátima Helena do; Silva, Liliane Faria da; Souza, Sônia Regina de; Pinto, Cecília Maria Izidoro; Paiva, Eny Dória.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1180, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1005482

Objetivo:

identificar a percepção da equipe de Enfermagem a respeito dos limites e possibilidades da presença do familiar no cuidado à criança em centro de terapia intensiva pediátrica oncológica.

Método:

estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, realizado entre setembro e novembro de 2014, com 25 membros da Enfermagem, por meio de entrevista semiestruturada em um centro de terapia intensiva pediátrica oncológica de um hospital público do Rio de Janeiro. Dados submetidos à análise de conteúdo categorial.

Resultados:

a equipe percebe que, em algumas situações, a permanência do familiar traz dificuldades para o seu trabalho, porém, entende que também é essencial para o cuidado, pois oferece companhia e transmite confiança para a criança.

Conclusão:

o cuidado compartilhado entre a equipe de Enfermagem e a família representa contínua negociação, troca de experiências e viabiliza o cuidado à criança com câncer no centro de terapia intensiva.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2