Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autonomía profesional de la enfermería perinatal: percepción social de competencias conquistadas / Autonomia profissional na enfermagem perinatal: percepção social de competências conquistadas / Professional autonomy for perinatal nurses: social perception of competences gained

Torres, Danelia Gómez; Rojas, Gabriela Telles; Garduño, Maria Dolores Martinez; Peres, Aida Maris.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e37778, jan.-dez. 2019.
Artigo em Espanhol | BDENF, LILACS | ID: biblio-1005513

Objetivo:

Determinar o tipo de autonomia que exerce a enfermeira perinatal em uma maternidade com atendimento exclusivamente, realizada por enfermeiras, segundo a percepção das clientes.

Metodologia:

pesquisa realizada de junho a agosto de 2016, sendo o cenário em uma Maternidade, com enfoque qualitativo, descritivo, orientada pela teoria das representações sociais de Moscovici. As participantes foram 34 clientes que receberam o atendimento durante a fase perinatal. A partir das informações obtidas, por meio das entrevistas, codificaram-se os dados e emergiram-se as categorias.

Resultados:

apontou como categorias a educação, a cultura, o humanismo, o género e administração.

Conclusão:

As clientes percebem um modelo de atendimento do parto natural assente em cuidados baseados na educação intercultural, que possibilita um cuidado humanizado pessoalizado pelas enfermeiras para mãe, pai e filho.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1