Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulnerabilidade ao HIV/AIDS em adolescentes da rede pública de ensino / HIV vulnerability among adolescents attending to public schools / Vulnerabilidad al VIH/SIDA en adolescentes de una escuela pública en el interior de Sergipe

Moreira, Pauliana Alves; Reis, Tahoane da Silva; Mendes, Rosemar Barbosa; Menezes, Andreia Freire.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 11(4): 868-872, jul.-set. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1005607

Objetivo:

Conhecer a vulnerabilidade dos adolescentes sobre o risco de contrair HIV/AIDS, vivenciada pelos adolescentes do ensino médio de uma rede pública no município de Riachão do Dantas/SE.

Métodos:

Pesquisa transversal, de natureza quantitativa. A amostra foi constituída por 204 adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos que responderam um questionário estruturado (Ministério da Saúde/Ministério da Educação) intitulado Eu preciso fazer o teste do HIV/AIDS?

Resultados:

Os resultados identificaram que 62% dos adolescentes do gênero masculino entrevistados já haviam iniciado a prática sexual enquanto que do gênero feminino, 38%. Observou-se uma vulnerabilidade considerável entre os adolescentes ao HIV; 67,6% estão em situação de vulnerabilidade, sendo que 82,9% destes adolescentes são do gênero masculino.

Conclusão:

Observa-se a necessidade de intensificar a atenção à saúde dos adolescentes nas escolas, oferecendo aos jovens informações sobre a prevenção dos agravos relativos à atividade sexual
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1