Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Good practices for preventing ventilator-associated pneumonia in the emergency department / Buenas prácticas para prevención de neumonía asociada con la ventilación mecánica en el servicio de urgencias / Boas práticas para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica no serviço de emergência

Frota, Melissa Lopes; Campanharo, Cássia Regina Vancini; Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira; Piacezzi, Luiz Humberto Vieri; Okuno, Meiry Fernanda Pinto; Batista, Ruth Ester Assayag.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 53: e0460, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1013188
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a conformidade do conjunto de boas práticas para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica no serviço de urgência e emergência de um hospital universitário.

Método:

Estudo transversal, analítico e de abordagem quantitativa, realizado em um hospital universitário na cidade de São Paulo. A amostra do estudo foi composta de oportunidades de observações dos cuidados que compõem o conjunto de boas práticas para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica, prestados aos pacientes intubados internados no serviço de Urgência e Emergência.

Resultados:

Foram realizadas 209 observações em 42 pacientes. Dos pacientes internados, 23,8% desenvolveram pneumonia associada à ventilação mecânica, e 52,4% foram a óbito. Das cinco medidas preconizadas para a prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica, apenas duas apresentaram conformidade acima de 50%.

Conclusão:

Os cuidados prestados aos pacientes não estão em conformidade com o recomendado na literatura, o que demonstra a necessidade de renovação periódica das práticas educativas da equipe e o desenvolvimento de projetos de auditoria para assegurar melhorias no processo assistencial.
Biblioteca responsável: BR41.1