Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of life of hospitalized octogenarians / Calidad de vida de octogenarios hospitalizados / Qualidade de vida de octogenários hospitalizados

Okuno, Meiry Fernanda Pinto; Rosa, Anderson da Silva; Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira; Campanharo, Cássia Regina Vancini; Batista, Ruth Ester Assayag; Belasco, Angélica Gonçalves Silva.
Texto & contexto enferm ; 28: e20180207, 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1014663
RESUMO

Objetivo:

caracterizar os perfis sociodemográfico e econômico, bem como avaliar a qualidade de vida de octogenários hospitalizados.

Método:

estudo transversal realizado com 128 octogenários internados. Foram aplicados instrumentos da Organização Mundial da Saúde para avaliar a qualidade de vida. Coeficiente de correlação de Spearman, teste t de Student e análise de variância foram utilizados para correlacionar as variáveis estudadas com a qualidade de vida dos octogenários.

Resultados:

quanto mais longo o tempo de hospitalização, maior o escore no domínio psicológico (p=0,0126), e maiores os escores dos domínios atividades passadas, presentes e futuras (p=0,0485). Quanto maior a idade, menor o escore no domínio atividades passadas, presentes e futuras (p=0,0480). Quanto maior o número de morbidades dos octogenários, menor o escore no domínio relações sociais.

Conclusão:

evidencia-se a importância de que os cuidados aos idosos hospitalizados sejam planejados e implementados, levando em consideração os fatores que interferem de forma positiva e negativa em sua qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR17.1