Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conocimientos sobre cuidados paliativos en un grupo de enfermeras en México / Palliative care knowledge in a group of nurses in Mexico / Conhecimento de cuidados paliativos em um grupo de enfermeiras no México

Ortega Guerrero, Denise; Ortega Cantero, Agustín Jonathan; Guerrero Castañeda, Raúl Fernando.
Rev. colomb. enferm ; 18(1): 1-8, 20190401.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1016147

Objetivo:

avaliar o conhecimento da equipe de enfer - magem sobre os cuidados paliativos no Hospital Geral de Celaya.

Método:

estudo quantitativo descritivo, observa - cional e transversal, realizado de outubro de 2017 a janeiro de 2018, em um hospital de segundo nível, nas áreas de medicina interna, unidade de terapia intensiva, cirurgia e emergências, no qual pacientes com cuidados paliativos são atendidos; amostragem consecutiva com 40 enfer - meiras. Utilizou-se o "Questionário sobre conhecimento em cuidados paliativos por profissionais de saúde", com 34 itens com resposta dicotômica verdadeiro ou falso. Levou-se em consideração os princípios bioéticos para pesquisa em seres humanos, mantendo o anonimato dos participantes. A média de acertos, a porcentagem e a ANOVA para diferença entre os grupos foram calculados.

Resultados:

nos conhecimentos sobre cuidados palia - tivos, os participantes obtiveram média de acertos de 22,30 (mínimo de acertos = 16, máximo de acertos = 27) e 65,58 % do conhecimento em cuidados paliativos. O maior percen - tual de conhecimento em cuidados paliativos foi obtido na dimensão Família (83,5 %) seguido de Espiritualidade (83,12 %); Por outro lado, a dimensão Conhecimento diverse foi a menor, com média de acertos de 55,83 %. Em relação à média de acertos, a maior foi na dimensão Família (4,17) e a menor em Conhecimentos gerais (2,92).

Conclusão:

os enfermeiros participantes possuem conhecimentos que podem ser aprimorados; No entanto, a formação em cuidados paliativos desde a educação básica até a especial - ização é necessária.
Biblioteca responsável: CO171.1