Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atitude dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem / Actitud de los enfermeros de un hospital público de enseñanza en cuanto al proceso de enfermería / Attitudes of nurses from a public teaching hospital regarding the nursing process

Almeida, Beatriz Pera de; Dias, Flávia de Souza Barbosa; Cantú, Priscila Miranda; Duran, Erika Christiane Marocco; Carmona, Elenice Valentim.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 53: e03483, Jan.-Dez. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1020374
RESUMO Objetivo Mensurar as atitudes dos enfermeiros sobre o processo de enfermagem em hospital público de ensino. Método Estudo transversal e analítico, junto a enfermeiros de um hospital terciário. Foi aplicado um instrumento para a caracterização da amostra e o instrumento Posições sobre o Processo de Enfermagem, que mensura a atitude do enfermeiro em relação ao processo de enfermagem. São 20 itens a serem considerados, o valor mínimo possível é de 20, e o máximo, de 140. Os dados foram submetidos à estatística descritiva, e as variáveis de interesse, analisadas pelos testes Mann-Whitney, t de Student, Qui-quadrado, Kruskal-Wallis, coeficiente de correlação de Spearman e modelos de regressão múltipla hierárquicos, conforme apropriado. Resultados Em uma amostra de 226 enfermeiros, 80,5% (182) afirmaram realizar o processo de enfermagem diariamente. O escore médio do instrumento foi de 102,50 (DP=21,76). O item "rotineiro/criativo" apresentou escore mais baixo (3,54), enquanto "sem importância/importante" apresentou escore mais alto (5,81). Conclusão Os enfermeiros referiram ser favoráveis e apresentaram atitudes positivas quanto ao processo de enfermagem, além de considerarem-no importante, porém rotineiro, além de que afirmaram pouco ou nenhum contato com pesquisas, aulas e eventos sobre a temática.
Biblioteca responsável: BR41.1