Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivências do período gravídico-puerperal na perspectiva de mulheres adolescentes / Experiences from the puerperal period according to the viewpoint of adolescent women / Vivencias del período gravídico puerperal en la perspectiva de mujeres adolescentes

Cremonese, Luiza; Wilhelm, Laís Antunes; Demori, Carolina Carbonell; Prates, Lisie Alende; Barreto, Camila Nunes; Ressel, Lúcia Beatriz.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 11(5): 1148-1154, out.-dez. 2019. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1021968

Objetivo:

Conhecer como a mulher adolescente vivencia o período gravídico-puerperal.

Método:

Estudo qualitativo descritivo. As participantes foram 11 puérperas adolescentes. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e o mapa falante. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática da proposta operativa.

Resultados:

Revelaram que no início da gestação sentiram insegurança, medo e rejeição; passaram por alguns abandonos e afastamentos; tiveram que reorganizar os planos de vida; os estudos foram adiados; mas, ao final, prevaleceu o sentimento de felicidade ao ter o filho nos braços.

Conclusão:

conhecer a vivência do período gravídico-puerperal das adolescentes permitiu compreender a importância do profissional de saúde atuar neste contexto e poder contribuir para evolução de uma gestação saudável a partir da compreensão das singularidades das adolescentes
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1