Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção de um aplicativo de celular para o cuidado sistematizado de enfermagem ao idoso acamado no ambiente domiciliar / Care guide for bedridden elderly in the home environment based on nursing care systematization

Santos, Fernanda Bernardo dos.
Niterói; s.n; 2019. 89 p. ilus.
Tese em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1023434

Introdução:

O estudo surgiu a partir da vivência da autora como professora de campo em Unidade Básica de Saúde (UBS) que recebe estagiário. Objeto A Sistematização da Assistência de Enfermagem como uma estratégia de cuidado do paciente acamado no ambiente domiciliar.

Objetivos:

Identificar os tipos de riscos relacionados à segurança que os pacientes acamados estão mais expostos em seu domicílio; Descrever as dificuldades que a equipe multidisciplinar de Atenção Básica encontra para proporcionar a segurança do paciente acamado de forma efetiva em seu domicílio; Elaborar com a equipe de Atenção Básica, através de oficinas de Educação Permanente, a Sistematização da Assistência de Enfermagem em relação à segurança do paciente domiciliar; Desenvolver um aplicativo para celular a fim de subsidiar os profissionais nas ações de enfermagem a pacientes em assistência domiciliar.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, exploratório do tipo pesquisa-convergente assistencial, desenvolvido em uma unidade da Clínica da Família na região metropolitana do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi utilizada uma oficina de educação permanente. Esta pesquisa teve como referencial teórico os estudos de Wanda Aguiar Horta e Donald Schön.

Resultados:

Os dados foram analisados segundo o método de Pesquisa Convergente-Assistencial, emergindo três categorias Indicadores de cuidados no ambiente domiciliar; Indicação dos riscos no ambiente domiciliar; Oficina de educação permanente.

Conclusão:

Conclui-se que os profissionais de saúde devem estar capacitados para desenvolverem ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, seja no âmbito individual e coletivo. O produto desenvolvido será um aplicativo de celular que visa subsidiar a Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente idoso acamado no domicílio.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR 1342.1; D 610.7365, S237