Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Padrão de consumo de álcool entre trabalhadores de um colégio técnicoagrícola: estudo transversal / Pattern of alcohol consumption among workers of a technical-agricultural college: transversal study / Patrón de consumo de alcohol entre los trabajadores de una escuela técnica agrícola: investigación transversal

Soares, Lorena Sousa; Silva, Manuela Paz Melo e; Rocha, Ruth Cardoso; Silva, Grazielle Roberta Freitas da; Nogueira, Lídya Tolstenko; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes.
Rev. enferm. UFSM ; 9: [16], jul. 15, 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1024664

Objetivo:

traçar o padrão de consumo de álcool entre trabalhadores de um colégio técnico-agrícola de uma cidade nordestina brasileira.

Método:

pesquisa quantitativa, transversal e descritiva com 30 trabalhadores, com amostragem censitária. Elencou-se como critérios de elegibilidade ser servidor público concursado na instituição e com vínculo empregatício de, pelo menos, seis meses. A coleta ocorreu por meio da aplicação do Teste para Identificação de Problemas relacionados ao Uso de Álcool e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

verificou-se que 73% dos trabalhadores consumiram álcool nos últimos 12 meses; que o maior padrão de consumo de risco e nocivo ocorreu entre homens, com idades entre 30 e 39 anos, casados, com pósgraduação completa, com renda entre três e cinco salários mínimos.

Conclusões:

o padrão de consumo de álcool identificado foi de que os participantes consumiram bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses com padrão de risco e nocivo.
Biblioteca responsável: BR568.1