Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivências de mulheres enfrentando a histerectomia: estudo fenomenológico / Living of women facing hysterectomy: phenomenological study / Vivencias de mujeres enfrentando la histerectomia: estudio fenomenológico

Ribeiro, Marcela Oliveira Souza; Salimena, Anna Maria de Oliveira; Vargens, Octavio Muniz da Costa; Souza, Rafael Carlos Macedo de; Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho; Amorim, Thais Vasconselos.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(253): 3011-3015, jun.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1025742
Objetivo compreender os significados e desvelar os sentidos do ser mulher que vivencia o pré-operatório de histerectomia. Método: estudo de natureza qualitativa, pautado na fenomenologia heideggeriana. Realizado na Clínica Cirúrgica de um Hospital de Ensino da Zona da Mata Mineira. Foi participante quatorze mulheres em pré-operatório que em entrevista fenomenológica realizaram seus depoimentos nos meses de agosto a outubro de 2017. Resultado: da análise compreensiva emergiu as Unidades de Significação: aceitar fazer a cirurgia e Apoiar-se em Deus e sentir-se bem cuidada no hospital. A compreensão interpretativa desvelou que no cotidiano a mulher se mostra inautêntica, vivenciando a impropriedade e o falatório. Considerações Finais: se faz necessário que a enfermagem acolha o ser-mulher e compreenda sua dimensão existencial, seu estar-no- mundo. É preciso atentar não somente ao seu corpo biológico, mas que pause a mecanicidade de suas atividades para que possa oferecer o cuidado humanístico mediante sua singularidade, subjetividade e demandas.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2