Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidermólise Bolhosa Congênita - importância do cuidado de enfermagem / Epidermólisis Ampollosa Congénita - importancia de los cuidados de enfermería / Congenital Epidermolysis Bullosa - importance of nursing care

Pitta, Aline Lima; Magalhães, Renata Pinheiro; Silva, Josielson Costa da.
CuidArte, Enferm ; 10(2): 201-208, jul.-dez.2016.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1027706

Introdução:

A Epidermólise Bolhosa Congênita é doença rara. Dos seus quatro tipos simples, juncional, distrófica e Síndrome de Kindler,todos têm como fator característico a presença de bolhas ou erosões na pele ou mucosas que ocasionam dor física e sofrimento emocional,causando impacto na vida da pessoa e da família.

Objetivo:

Destacar a importância do cuidado de enfermagem com ênfase na assistênciae qualidade de vida à criança com Epidermólise Bolhosa Hereditária. Material e

Método:

Revisão de literatura, cuja busca de dados foifeita por meio de publicações da Sociedade Brasileira de Dermatologia e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS – BIREME).

Resultados:

Deacordo com o delineamento da pesquisa, observou-se uma escassez de estudos que retratem cuidados de enfermagem frente à patologia.Seis artigos apenas relacionavam-se ao processo de cuidar e ações/intervenções de enfermagem, sendo cinco de revisão integrativa e umrelato de experiência. A discussão pautou-se em duas categorias condição clínica e manifestações da Epidermólise Bolhosa Congênita;Cuidados de enfermagem no manejo da criança com Epidermólise Bolhosa.

Conclusão:

Há poucos estudos publicados sobre a doença ea assistência de enfermagem. É preciso que os enfermeiros desenvolvam estudos acerca dessa patologia e que implementem cuidadosde enfermagem fundamentados em evidências científicas, específicas para cada tipo de Epidermólise Bolhosa Congênita, tendo em vistamelhorar a assistência e a qualidade de vida do paciente, como também a de sua família.
Biblioteca responsável: BR21.1