Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Importância das atividades lúdicas na terapia oncológica infantil / Actividades recreativas en la terapia oncológica de los niños / Relevance of recreational activities in children's oncological therapy

Paixão, Adriele de Brito; Damasceno, Taís Araujo Silva; Silva, Josielson Costa da.
CuidArte, Enferm ; 10(2): 209-216, jul.-dez.2016.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1027707

Introdução:

O câncer é uma doença crônica, cujo tratamento requer um tempo considerável de hospitalização. O tratamento causaimpactos que afetam não só o organismo, mas o contexto psicológico, social e espiritual da criança, da família e dos cuidadores.Considerando-se estes aspectos, a ludoterapia é importante estratégia assistencial.

Objetivos:

Discutir a importância da ludoterapia nocuidado à criança hospitalizada com câncer, identificar os tipos de atividades lúdicas desenvolvidas durante o processo de hospitalizaçãoe os benefícios da realização da atividade lúdica para a criança com câncer.

Método:

Estudo de revisão, desenvolvido a partir de literaturasobre a temática ludoterapia, pelos descritores câncer, criança hospitalizada, ludoterapia, humanização da assistência.

Resultados:

Foram extraídas duas categorias temáticas após a leitura interpretativa dos textos atividades lúdicas desenvolvidas no âmbito hospitalarna assistência à criança com câncer; principais benefícios resultantes da intervenção lúdica para recuperação da criança hospitalizadacom câncer. As brincadeiras, leituras, músicas, sons, teatralização, danças, pinturas e desenhos, dentre outras estratégias auxiliamno desenvolvimento, aprendizagem, socialização e humanização, trazendo inúmeros benefícios durante o processo de tratamento,recuperação e reabilitação, para a criança hospitalizada, a família e a equipe multiprofissional.

Conclusão:

É essencial utilizar os recursosda ludoterapia nos ambientes de cuidado à criança com câncer, pois favorece, além da diversão, a expressão de sentimentos e deemoções pelas quais a criança passa, possibilitando personalizar a intervenção. Recomenda-se à equipe de enfermagem implementar olúdico na sua prática assistencial.
Biblioteca responsável: BR21.1