Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cateter central de inserção periférico: desafios e estratégias de enfermagem na manutenção do dispositivo / Cateter central de inserción periférica: desafíos y estrategias de enfermería en mantenimiento del dispositivo / Peripherally inserted central catheter: nursing challenges and strategies in maintenance of the device

Bomfim, Joane Margareth Souza; Passos, Laís dos Santos; Silva, Josielson Costa da.
CuidArte, Enferm ; 11(1): 131-137, jan.2017.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1027740

Introdução:

Cateteres endovenosos como o Peripherally Inserted Central Catheters (PICC) são dispositivos indicados em terapiaintravenosa, principalmente em neonatos e crianças, além de trazerem vantagens também para a equipe de enfermagem e as instituiçõesde saúde.

Objetivos:

Identifi car os desafi os e as estratégias para garantir uma terapia intravenosa segura em longo tempo por meiodo PICC.

Método:

Trata-se de um estudo de revisão de literatura, desenvolvido com base em artigos científi cos publicados de 2011 a2016, na língua portuguesa, obtidos de meios eletrônicos como SciELO e LILACS.

Resultados:

Levantaram-se 20 publicações, as quaisdestacam as várias vantagens e benefícios, também as possíveis complicações e desvantagens do PICC.

Conclusão:

A manutenção docateter requer a capacitação do enfermeiro em relação à inserção, manejo e medidas preventivas para complicações, especialmente emneonatologia, além de conhecimentos de anatomia e histofi siologia da rede vascular.
Biblioteca responsável: BR21.1