Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Orientações de profissionais da saúde sobre aleitamento materno: oolhar das puérperas / Health professionals’ guidance on breastfeeding: the look of mothers

Batista, Marina Ramos; Veleda, Aline Alves; Coelho, Débora Fernandes; Cordova, Fernanda Peixoto.
J. nurs. health ; 7(1): 25-37, Dec.2017.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1029143

Objetivo:

conhecer as percepções das puérperas em relação às orientações de profissionais da saúdesobre aleitamento materno.

Métodos:

estudo qualitativo de caráter descritivo, desenvolvido de junhoa agosto de 2014 em Porto Alegre, RS. Participaram puérperas que haviam realizado a primeiraconsulta de puericultura. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas e análisedos dados ocorreu através da Análise de Minayo. O estudo foi aprovado em comité de ética empesquisa.

Resultados:

as orientações sobre aleitamento são percebidas como momentos de ensinoentre profissional e mulher, remetendo a um modelo de transmissão de informação, com enfoquetecnicistas e desconsiderando as necessidades individuais. Considerações finais a maneira como assão realizadas não estão contribuindo efetivamente com a educação em saúde, não possibilitam aparticipação das mulheres e a contextualização de suas vivências. É preciso trabalhar com a educaçãoparticipativa, possibilitando a construção conjunta de saberes significativos sobre amamentação.
Biblioteca responsável: BR1060.1