Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Organização dos serviços de saúde para atenção às urgências: revisão narrativa / Organization of health services attention to emergencies: narrative review

Weis, Alísia Helena; Santos, José Luís Guedes dos; Marques, Giselda Quintana; Ciconet, Rosane Mortari; Lima, Maria Alice Dias da Silva.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1029320
A atenção às urgências é uma questão complexa e emblemática no contexto da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). Este estudo teve como objetivo apresentar uma revisão sobre a organização dos serviços de saúde para atenção às urgências no Brasil, considerando os pressupostos da Política Nacional de Atenção às Urgências e do SUS. Trata-se de uma revisão bibliográfica, do tipo narrativa, nas bases de dados SciELO e BVS entre 1999 e 2009 que totalizou 12 produções. Apesar dos avanços nas diretrizes políticas de atenção às urgências, a organização e estruturação dos serviços apresentam fragilidades e contradições em relação ao conceito de que a todos os pacientes será garantido o acolhimento em uma rede de atendimento de forma regionalizada, hierarquizada e regulada, de acordo com a complexidade tecnológica. Esse cenário gera transtornos e problemas, tanto aos serviços e profissionais, como aos usuários, que sofrem, respectivamente, pela sobrecarga de trabalho e por não terem, muitas vezes, suas necessidades de saúde atendidas. O estudo sinaliza alguns nós críticos que precisam ser discutidos e transpostos pelos profissionais das equipes de saúde e enfermagem visando à efetivação das políticas de atenção às urgências nos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1