Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos do banho pré-operatório na prevenção de infecção cirúrgica: estudo clínico piloto / Effects of pre-operative bath in the prevention of surgical infection: pilot clinical study / Efectos del baño pre-operatorio en la prevención de la infección quirúrgica: estudio clínico piloto

Franco, Lúcia Maciel de Castro; Almeida, André Gaudêncio Ignácio de; Duarte, Guydo Marques Horta; Lamounier, Luiza; Pinto, Tatiana Saraiva; Pereira, Priscila Ferreira; Chianca, Tânia Couto Machado; Ercole, Flávia Falci.
REME rev. min. enferm ; 212017. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1029340
As infecções articulares periprotéticas ocorridas nas artroplastias do quadril são um grande desafio para o paciente, equipe e instituições de saúde. Estudo do tipo ensaio clínico piloto, randomizado, controlado e cego para avaliar o efeito do banho pré-operatório utilizando as soluções gluconato de clorexidina 4%, polivinilpirolidona iodo (PVP-I) 10% degermante ou sabão sem antisséptico na prevenção de infecção de sítio cirúrgico (ISC), em pacientes submetidos à cirurgia de artroplastia do quadril. A amostra foi composta por 45 pacientes adultos submetidos à cirurgia eletiva de artroplastia total do quadril, que não tinham relato de infecção no local cirúrgico e alergia às soluções utilizadas e que não eram portadores nasais de Staphylococcus aureus. Os grupos de pacientes randomizados apresentaram homogeneidade em relação às características epidemiológicas e clínicas. A taxa de ISC entre os grupos foi de 20% para clorexidina, 6,7 para o PVP-I e sabão sem antisséptico, respectivamente. Não foram encontradas diferenças estatísticas entre os três grupos de intervenção. É necessária cautela ao recomendar o banho pré-operatório com clorexidina como estratégia para reduzir infecção de sítio cirúrgico. Clinical Trials nº NCTO3001102.
Biblioteca responsável: BR21.1