Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização dos casos de anemia falciforme em uma microrregião do estado do Piauí / Caraterización de los casos de anemia falciforme en una microrregión del estado de Piauí / Characterization of cases of sickle cell disease in a microregion in the Piauí

Araújo, Telma Maria Evangelista de; Barroso, Laíse Maria Formiga Moura; Almeida, Malena Gonçalves; Andrade, Telmo Macedo de; Carvalho, Manuella Simplício Viana de; Cavalcante, Conceição Ceanny Formiga Sinval.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 3(5,n.esp): 199-207, 2011. tab, graf
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1029712
Caracterizar casos de anemia falciforme provenientes de uma microrregião do estado do Piauí, com ênfase no tratamento adotado no curso da doença e no estado vacinal dos investigados.

Método:

Levantamento epidemiológico, a partir da análise dos prontuários de 38 portadores de anemia falciforme atendidos na Estratégia Saúde da Família da microrregião.

Resultados:

A maioria dos pacientes possuía baixa escolaridade (52,2%), 100 % apresentaram renda familiar de no máximo três salários mínimo, 97% foram detectados por meio de exame clínico laboratorial, diagnóstico tardio, onde 52,6% dos casos foram confirmados com idade entre um e três anos. Verificou-se que 46,8% sofreram de uma a três internações hospitalares nos últimos doze meses e 93,7% deles estavam com a imunização básica em dia.

Conclusão:

Depreende-se que se faz necessária a triagem neonatal (PNTN) para fase 2 no estado, contemplando o rastreamento para hemoglobinopatias.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1