Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Física e enfermagem: falando sobre alavancas, força e dor / Física y enfermería: hablando sobre alavancas, fuerza y dolor / Physical and nursing: talking about levers, force and pain

Nascimento, Maria Aparecida de Luca; Lima, Dalmo Valério Machado de; Paiva, Márcia Barbosa; Gomes, Aline Verônica Oliveira.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 4(2): 2927-2931, abr.-jun. 2012.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1029767
Relatar de que forma as forças atuam no braço imobilizado da criança ao ser submetida à infusão venosa; Evidenciar o local onde atua a resultante que anula estas forças; Fornecer subsídios que possam refutar o paradigma de que a criança que não chora está sem dor.

Método:

Estudo teórico descritivo à luz da 3ª Lei de Newton (ação e reação de forças), e da enunciação que prevê uma resultante para cada sistema de forças.

Resultados:

Considerando a força (ação) que hiperextende o braço da criança, e a força que a antagoniza (reação), podemos inferir que, se a criança permanece em equilíbrio, deitada e imóvel, sob a ação do sistema de forças e sem chorar, a resultante desse sistema é nula.

Conclusão:

A partir de uma fundamentação científica inquestionável poderemos dimensionar melhor uma prática de enfermagem isenta, o máximo possível, de riscos, quer seja de ordem física ou emocional.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1