Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Motivos para pacientes em hemodiálise não ingressarem em lista de transplante / Reasons for hemodialysis patients not entering the transplantation list

Pauletto, Macilene Regina; Beuter, Margrid; Timm, Arlete Maria Brentano; Santos, Naiana Oliveira dos; Maldaner, Claudia Regina; Bruisma, Jamile Lais.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1029962

Objetivo:

conhecer os motivos que influenciam os pacientes em hemodiálise, com indicação para transplante renal,em não ingressar na lista de espera.

Método:

pesquisa exploratória com abordagem qualitativa desenvolvida com15 pacientes em hemodiálise de uma clínica renal na região sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meioda entrevista narrativa de vivências. Os dados foram submetidos à análise temática.

Resultados:

os motivos paranão ingressar em lista de espera foram necessidade de medicações; implicações financeiras e dificuldades paraingressar na lista; incertezas e experiências negativas do transplante; possibilidade de complicações e de retorno àhemodiálise; medo da morte; e, não é o momento.

Conclusão:

perante os motivos que influenciaram os pacientesa não ingressar numa lista de espera, alguns deles permaneceram com dúvidas e incertezas, não tomando comodefinitiva a sua posição de não ingressar em lista de espera para transplante.
Biblioteca responsável: BR342.1