Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implementação da humanização da assistência ao parto natural / Implementation of humanized care to natural childbirth / Implementación de la humanización de la asistencia al parto natural

Motta, Silvia Adrya Martins Franco; Feitosa, Danielle Silva; Bezerra, Sara Taciana Firmino; Dodt, Regina Claudia Melo; Moura, Denizielle de Jesus Moreira.
Rev. enferm. UFPE on line ; 10(2): 593-599, fev. 2016. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF | ID: biblio-1031546

Objetivo:

analisar a implementação das práticas humanizadas na assistência ao parto natural, fundamentada no documento "Boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento” de 1996.

Método:

estudo transversal, descritivo, realizado com 51 puérperas, em alojamento conjunto de hospital municipal de Fortaleza (CE), Brasil, de setembro a outubro de 2013, por meio de questionário.

Resultados:

35,29% das mulheres tinham entre 20 e 25 anos, 64,71% não concluíram o ensino médio e 76,47% relataram renda mensal de um salário. Destacaram-se práticas eficazes de atenção ao parto e ao nascimento apoio empático pelos profissionais (92,16%); uso de métodos não farmacológicos no alívio da dor (90,20%); liberdade de posição durante o trabalho de parto (74,51%); e práticas inadequadas cateterização venosa profilática (64,7%), pressão do fundo uterino (62,7%) e transferência da parturiente para outra sala no segundo estágio do trabalho de parto(82,3%).

Conclusão:

as recomendações preconizadas foram realizadas, no entanto, apesar das limitações existentes, urge oferta de recursos disponíveis a parturientes, respeitando a liberdade de escolha destas.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1